BrLab 2017

Comissão de Seleção

  • Andrea Cals

    Consultora de projetos audiovisuais, curadora em cinema e apresentadora. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Curadora, produtora e apresentadora do Canal Curta!, canal independente da TV por assinatura. É criadora e apresentadora do programa de especialização em cinema brasileiro Cinema em sintonia (Rádio Roquette Pinto, RJ). Coordenadora Geral e apresentadora (2003-2012) da Mostra Première Brasil do Festival do Rio. Foi curadora da Mostra Meu Primeiro Longa, exibida na Cinemateca do MAM/RJ. Produtora do Festival de Cinema Brasileiro em Israel.

  • Beatriz Carvalho

    Produtora. Formou-se em Cinema pela FAAP, cursou Mise en Scène Documentaire na École Supérieure D’Études Cinématographiques – ESEC (Paris, França) e é pós-graduada em Formação Executiva em Cinema e TV pela FGV (São Paulo, 2006). Produtora executiva e diretora de produção de longas-metragens e séries para televisão, como Sobre Rodas (Mauro D’Addio, 2017), Um Casamento (Mônica Simões, 2016), Zoom (Pedro Morelli), Boca (Flavio Frederico), Estamos Juntos (Toni Venturi), Carmo (Murilo Pasta), Fim da Linha (Gustavo Steinberg) e as séries Passionais (Henrique Goldman), Contos do Edgar (Pedro Morelli) e Som e Fúria (Fernando Meirelles).

  • Davi Pretto

    Curador e produtor de mostras exibidas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. É sócio da Tokyo Filmes, produtora que exibiu seus filmes em festivais como Cannes, Berlim, Locarno e Toronto. Diretor do Plataforma:Lab, laboratório para longas-metragens brasileiros, em Porto Alegre. Dirigiu dois longas-metragens estreados na mostra Forum do Festival de Berlim: Castanha (2014), que foi exibido em festivais como Rio de Janeiro (Melhor Filme Novos Rumos), Bafici (Prêmio Feisal Menção Especial), Hong Kong, Edinburgh e Havana; e Rifle (2016), premiado nos festivais de Brasília (Prêmio da Crítica), Jeonju (Grand Prize) e Salvador (Melhor Filme).

  • Eva Morsch-Kihn

    Formada em Administração de Organizações Culturais na Universidade Paris Dauphine, é também licenciada em Estudos de Cinema e Literatura. Administra o Rencontres Cinémas d’Amérique Latine em Toulouse. São três encontros: Cine en Construcción (trabalhos em andamento), Cine en Desarrollo (projetos) e CinemaLab (oficina para profissionais da difusão). Membro do comitê de seleção do Cine en Construcción e curadora da seleção de curtas para o festival. É membro das comissões de seleção para o Fundo de Apoio 72 ao Desenvolvimento de Roteiros de Amiens e para o Fundo Regional de Midi-Pyrénées. Regularmente participa de atividades e oficinas como tutora e palestrante.

  • Flavia Candida

    Flavia Candida é curadora, cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF, aonde dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2002.
    Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 1990 no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora na programação e seleção de diversos festivais e mostras como Curta Cinema, Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Goiânia Mostra Curtas. Como analista e consultora de projetos colaborou na seleção de laboratórios como BR Lab, Plataforma Lab, ICUMAM Lab e consultoria no Laboratório de Projetos do Curta Cinema 2015. Também fez parte da comissão de seleção do Edital Elipse de curtas-metragens universitários (Secretaria de Estado de Cultura do Rio) e do FUNCULTURA 2016 em Pernambuco.

  • Francine Barbosa

    Francine Barbosa é roteirista. No cinema participou das equipes de roteiro do longa metragem “A Cidade Aqui Dentro”, dirigido por Matias Mariani e do terceiro longa metragem de Dea Ferraz, “Castela” (em financiamento). O argumento do longa metragem “Azul Violeta”, escrito com Maurilio Martins, foi contemplado no PRODAV FSA 05/2016 para desenvolvimento. Em televisão, foi roteirista da série “A Revolta dos Malês” e desenvolveu projetos de obras seriadas para diversas produtoras. Participou de comissões de seleção de editais de audiovisual como ProAC-SP e Ministério da Cultura, e também de festivais de curtas metragens. É professora de roteiro desde 2015.

  • Maíra Bühler

    Diretora, roteirista e antropóloga. Co-dirigiu o documentário longa-metragem Elevado 3.5 (2006) – Melhor Filme no festival É Tudo Verdade, 2007 – e os filmes Ela Sonhou Que Eu Morri (2011) –melhor direção no festival de Paulínia (2011) e Viña Del Mar (2012) – e A Vida Privada dos Hipopótamos (2014) – que estreou no FiD Marseille, foi vencedor dos Prêmios da Crítica (CineCeará, 2014), e Montagem (Festival do Rio, 2014). Na televisão, criou e dirigiu a série Conversa de Salão (GNT, 2011), co-dirigiu o telefilme Fios de Ovos (TV Cultura, 2011), entre outros. Atualmente finaliza seu quarto longa, Um Leão Por Dia, e prepara sua primeira ficção, R de Rita.

  • Marcela Lordy

    Marcela Lordy (1974) é diretora e roteirista. Nasceu e vive em São Paulo, Brasil. Graduada em cinema na FAAP, estudou direção de atores na EICTV, em Cuba e foi assistente de direção de Hector Babenco, Walter Salles, Daniela Thomas, Carlos Nader, Murilo Salles e José Eduardo Belmonte. Entre o cinema, a televisão e as artes visuais seus filmes “Sonhos de Lulu” (2009), “A Musa Impassível” (2010), “Aluga-se” (2012) e “Ouvir o Rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles” (2012) foram programados em festivais como Toulouse, Bafici, Rio, Havana, Shangai e exibidos a convite na 31ª Bienal de Arte de SP, Museu da Língua Portuguesa e 11ª Flip. Para a televisão dirigiu episódios da série infanto-juvenil “Julie e os Fantasmas”, indicada ao Emmy Awards 2012, e da série “Passionais”, veiculada na Globosat, ambas com grande reconhecimento do público e da crítica. Atualmente dedica-se a pré-produção de seu 1º longa-metragem de ficção, “O Livro dos Prazeres” e ao desenvolvimento de seu 2º longa, “Aline”.

  • Marcio Miranda Perez

    Editor e curtametragista. Formado em Cinema e Vídeo na Escola de Comunicações e Artes, USP. Seus curtas-metragens foram exibidos e premiados internacionalmente. Seu roteiro de curta-metragem Lightrapping ganhou o Prêmio Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Entre seus trabalhos em montagem, também premiados, há ficções, documentários e animações. Coordenador de programação das seções latinas do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo desde 2004 e coordenador de programação do Festival Mix Brasil desde 2014. Foi jurado de comitês de seleção e premiação no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.

  • Marina Torre

    Marina Torre é mestranda em Curadoria em Artes Visuais pela UNTREF (Buenos Aires) e graduada em Cinema pela FAAP. Coordena, desde 2016, a produção do BrLab e os laboratórios de desenvolvimento de projetos do Prodav 4 2013/2014 da Ancine organizados pela Klaxon Cultura Audiovisual. Pela Associação Cultural Videobrasil foi assistente de curadoria da exposição Memórias inapagáveis, no SESC Pompeia e também pesquisadora e produtora de projetos tais como a instalação Videobrasil 30 anos, a Mostra Panoramas do Sul, as exposições Joseph Beuys: A Revolução Somos Nós, Chelpa Ferro: Acusma e Sophie Calle – Cuide de Você, além de projetos de ativação da Videoteca, encontros com artistas, seminários e pesquisa para curadorias do acervo.

  • Mauricio Kinoshita

    Pós-graduado em Administração de Organizações Culturais e Criativas pela Universidade de Buenos Aires, formado em Cinema pela FAAP e especialista em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP. Trabalhou na produção de filmes dirigidos por Hector Babenco, Tizuka Yamasaki e Guilherme de Almeida Prado, e desde 2002 produz a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Também teve breves passagens pelo teatro e editoras, assim como pelo curta-metragem documental. Seu curta Hibakusha: Herdeiros Atômicos no Brasil foi um dos contemplados do Prêmio Estímulo de 2005 e premiado no É Tudo Verdade em 2007.

  • Rafael Sampaio

    Diretor geral do BrLab. Produtor. Formou-se em Cinema pela FAAP, e fez mestrado em Estudos Teatrais e Audiovisuais (Universidade da Coruña, Espanha). Foi programador do Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS, da Cinemateca Brasileira e do Cine Olido. Produtor de festivais, como Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, entre outros. É coordenador de cursos e plataformas para formação profissional, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 4/2013 e 2014. Produtor dos filmes Sobre Rodas (Mauro D’Addio, 2017), Um Casamento (Mônica Simões, 2017), entre outros.